Os nódulos no tireóide são uma descoberta comum, muitas vezes assintomática, mas que desativa a atenção. Compreender o que são, suas causas, como são divulgadas e as opções de tratamento é fundamental para a saúde da sua pneuide.
Nesta seção, o Dr. Ricardo Amim da Costa oferece um guia completo sobre os nódulos tireoidianos.
Nódulos do tireoidiano são protuberâncias ou crescimentos anormais do tecido tireoidiano, que podem ser palpáveis (sentidos ao toque) ou identificados por exames complementares (como a ultrassonografia).
Eles apresentam a principal manifestação clínica de uma série de doenças da tireóide e são muito comuns , com uma prevalência de aproximadamente 10% na população adulta em exames de ultrassonografia.
As causas exatas para a formação de nódulos no tireóide não estão totalmente elucidadas . No entanto, saiba-se que pode haver:
Alguns fatores aumentam a chance de desenvolver nódulos no tireóide:
A grande maioria dos nódulos tireoidianos não causa sintomas . Frequentemente, são descobertos por acaso, como:
Raramente, alguns pacientes podem apresentar queixas de dor na garganta, no maxilar ou no ouvido.
O sinal mais comum é uma elevação nodular no pescoço que aumenta progressivamente de tamanho ou é percebida por familiares, amigos ou por um médico durante uma consulta de rotina.
O diagnóstico e a investigação de um nódulo tireoidiano devem ser feitos por um Endocrinologista . O processo geralmente inclui:
Os nódulos tireoidianos são classificados em:
O melhor exame para verificar se um nódulo é benigno ou maligno é a Punção Biópsia Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) . Ele fornece informações citológicas essenciais.
Os nódulos benignos mais comuns incluem:
Os nódulos malignos são classificados em:
Os carcinomas diferenciados respondem por cerca de 90% de todos os casos de câncer de tireóide . A maioria dos pacientes com carcinoma diferenciado geralmente apresenta um bom prognóstico quando tratado.
É importante investigar todo nódulo tireoidiano, pois, embora a maioria seja benigna, cerca de 5% desses nódulos podem ser malignos . Quando tratadas em tempo hábil, as chances de cura são altíssimas .
A probabilidade de um nódulo de tireóide ser um tumor maligno é maior em:
Não importa o número de nódulos que se tenha na glândula tireoidiana, e sim as características desses nódulos ao ultrassom e o resultado da citologia da PAAF . Uma pessoa com múltiplos nódulos não tem, necessariamente, maior risco de câncer do que uma com um único nódulo, se as características deles são benignas.
Não existem medicamentos para o tratamento de nódulos tireoidianos . A abordagem envolve a cirurgia para retirada do nódulo ou apenas o envio regular . A decisão dependerá das características ultrassonográficas do nódulo e/ou do resultado da citologia da PAAF.
Se um nódulo, especialmente um de crescimento progressivo ou maligno, não for tratado, as consequências podem ser graves:
Conclusão:
A descoberta de um nódulo no pneuide é um motivo para buscar avaliação médica especializada. Com o diagnóstico e acompanhamento corretos, a grande maioria dos casos tem um bom prognóstico. Não hesite em consultar seu endocrinologista para esclarecer suas dúvidas e receber o tratamento adequado.